sábado, 22 de maio de 2010

Projeto Social - CIATE


CIATE - Centro de Imformação e Apoio ao Trabalhador no Exterior

Constitudo em 1992, o CIATE é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que presta serviços de informação e orientação aos nipo-brasileiro e filhos de japoneses, bem como os respectivos cônjuges brasileiros, que desejam ir ao japão para trabalhar. Trata-se de única entidadeque tem o reconhecimento oficial, tanto do governo japones quanto do governo brasileiro para prestação de serviços. É importante salientar que a prestação de serviços da entidade é totalmente gratuita.
O horário de atendimento ao público é de segunda-feira à sexta-feira das 09:00 às 17:30 h.
A CIATE fica localizada na Rua São Joaquim, 381 - 1° Andar - Sala 11 - Liberdade - São Paulo - SP
Para entrar em contato:
Tel: (0xx11) 3207-9014
Fax: (0xx11) 3209-1982
Home page: http://www.ciate.org.br/
Outro lugar interessante é museu da história japonesa, que é gratuito para visita, conta toda a historia do Japão e seu papel aqui no Brasil.



Cultura Popular

A Liberdade também esta adepta a conhecer outras culturas tanto como as nossa como as de outras etnias, como demonstram as fotos abaixo, pois além de conhecer a cultura oriental, os próprios residentes do bairro tem um pouco de conhecimento ocidental. Tanto nas arte, nos modos, na musica, na culinária, costumes e etc.

domingo, 16 de maio de 2010

Formas de Sociabilidade

  Encontramos diversos tipos de relações sociais que se estabelecem entre os membros de uma
colectividade e as diversas formas por que esses membros estão ligados ao todo social
ou pelo todo social. Sempre que se fala no Bairro da Liberdade, logo se pensa que tem apenas coisas japonesas e que não encontraremos nenhum outro tipo de cultura no local, ai estamos enganados pois, encontramos mistura de religiões,costumes,cultura,etnias.

Problemas Sociais

   Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros, e o Bairro da Liberdade não está livre deste problema.
   Existem pessoas que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços assim como no bairro da Liberdade. Encontramos pessoas morando nas ruas, e carroceiros. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.
   A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto, onde pode-se ver claramente a diferença.